Selecionadas na primeira edição do Trem com soluções para desafios públicos destacam pontos positivos da parceria como ampliar mercado e visibilidade

Com edital da segunda edição aberto até 21/10, o programa Trem, da Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge), oferece a startups e empresas de inovação a oportunidade de desenvolver soluções em TI para desafios reais do setor público, nas áreas de processos e serviços.
O diferencial está na ênfase em inovação aberta e no Marco Legal das Startups, que amplia a possibilidade de contratações especiais para o desenvolvimento de produtos em regime de colaboração e cocriação. O programa oferece ainda a chance de testar a solução com aporte de R$ 200 mil e, em caso de aprovação, avançar para a escalabilidade, abrindo caminho para maior visibilidade e novos negócios.
Um exemplo é a Gobuyer, startup escolhida na primeira edição do Trem para desenvolver um Produto Mínimo Viável (MVP) voltado à pesquisa de preços em processos licitatórios. A cofundadora e chefe de projetos, Cecília Amorim, destaca que a participação no programa abriu a chance de contribuir para a modernização das compras públicas, alinhando-se ao propósito da empresa de tornar a gestão de aquisições mais ágil, transparente e atual.
“Nosso interesse foi imediato. A partir da seleção, já conseguimos aprimorar nossa solução e enxergar perspectivas muito positivas. Nosso objetivo é ampliar a comercialização da Gobuyer, expandindo o impacto da plataforma também em novos mercados, tanto do setor público quanto privado”, planeja.
A empresária revela que nunca havia participado de um programa de inovação aberta, avaliando como muito enriquecedora a possibilidade de cocriar com parceiros estratégicos para acelerar a entrega de valor por meio da tecnologia.
“Nossa avaliação é extremamente positiva. Acreditamos que esse tipo de iniciativa é fundamental para acelerar a busca por soluções inovadoras que melhoram processos e fortalecem a gestão pública, promovendo avanços que geram ganhos para todos os segmentos, negócios e para a sociedade”.
Ela encerra com um chamado. “Vemos o projeto como uma oportunidade valiosa de aprendizado, conexão e geração de resultados reais, e um caminho estratégico de crescimento para o negócio”.
Inovação
A primeira edição do Trem também contemplou a startup NuCloud, que apresentou uma solução de reconhecimento e validação automatizado de documentos.
Para Marcus de Marco, executivo de vendas da startup, o edital de inovação aberta da Prodemge se destacou por dialogar diretamente com o core business da empresa e oferecer a chance de atuar em projetos de órgãos governamentais, um desafio distinto do mercado privado.
Ele explica que o processo está na fase final de contratação do MVP — etapa de testes e validação de hipóteses — para, em seguida, iniciar a prestação de serviço.
Animado para disputar novos editais, De Marco avalia a iniciativa como um motor de transformação digital e uma oportunidade valiosa de compreender o funcionamento do setor público. “É uma experiência inovadora e enriquecedora, que eleva o nível de maturidade das startups”, afirma.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube