Comércio eletrônico começa a se preparar para Black Friday e outras oportunidades para o 2º semestre

O mundo é digital

Comércio eletrônico começa a se preparar para Black Friday e outras oportunidades para o 2º semestre
Comércio eletrônico começa a se preparar para Black Friday e outras oportunidades para o 2º semestre

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

Comércio eletrônico começa a se preparar para Black Friday e outras oportunidades para o 2º semestre

Cada vez mais consolidada, a Black Friday tem se tornado uma das maiores datas comerciais do ano para os varejistas. Na ocasião, 1 hora de venda corresponde a dois dias. Por isso, o preparo antecipado pode garantir melhores resultados para quem quer aumentar as chances de sucesso, principalmente na estruturação da loja virtual.

De acordo com o diretor de negócios da wap.store, Rodrigo Noal, a movimentação dos clientes da empresa já tem início na virada para o 2º semestre. “Começar a organizar com antecedência permite que os lojistas tenham tempo para planejar, executar estratégias e reunir as equipes essenciais para o sucesso dessas ocasiões comerciais. Engajar o time de compras, logística, marketing e comercial é fundamental para garantir uma operação fluida e satisfatória”, destaca Noal.

Com outras datas comerciais previstas para o período, como Dia das Crianças e Natal, a expectativa é que as vendas entre os clientes da base da wap.store aumente em 40%, principalmente nos últimos três meses do ano.

Reprodução

5 dicas para quem quiser se preparar com antecedência:

1 – Meta: ter a definição da meta a ser atingida é o primeiro passo, pois dará visibilidade da composição de categorias, produtos, ticket médio, quantidade de pedidos, entre outros pontos essenciais para garantir o sucesso da Black Friday.

2 – Planejamento de produtos com preços competitivos: o consumidor tem uma grande expectativa com preços atrativos no período, entender essa demanda e atender essa oportunidade é algo que exige planejamento juntos aos fabricantes e muitas vezes dos canais de venda, como marketplace em casos de flexibilização de comissões por exemplo. Notamos que o mix de produtos comprado especialmente para o período costuma representar algo próximo de  80% das vendas.

3 – Oportunidade de venda das curvas B e C: sempre que acompanhamos a movimentação dos clientes percebemos um planejamento para venda de produtos que estão levando mais tempo a girar em seu estoque. Essa é uma grande oportunidade para dar vazão a este mix e consequentemente melhorar o fluxo de caixa. Essa estratégia costuma representar algo próximo de 20% das vendas do período.

4 – Prazo de entrega: é esperado um volume muito maior do número de pedidos, por isso é importante entender essa volumetria por região e alinhar junto aos parceiros logísticos essa demanda. Além disso, ter atenção com a extensão nos prazos de entrega que serão necessários para que o cliente receba a mercadoria de acordo com o prazo ofertado.

5 – Organização do time: defina quais times serão envolvidos bem como seus parceiros ao longo do evento, estes deverão garantir a estabilização do site, alterações de preços, acompanhamento de estoque, atendimento ao cliente, bem como todo restante do processo, que vai desde o início da venda até a expedição dos produtos.

O mundo é digital

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

Mais postagens da coluna - O mundo é digital

IA já acerta até 90% dos casos de câncer silencioso e reforça urgência do diagnóstico precoce

IA já acerta até 90% dos casos de câncer silencioso e reforça urgência do diagnóstico precoce

Alexsandro Luiz de Assis 25/07/2025
Pesquisa mostra quais são os golpes em compras digitais mais comuns e os estados mais afetados

Pesquisa mostra quais são os golpes em compras digitais mais comuns e os estados mais afetados

Alexsandro Luiz de Assis 21/07/2025
As soft skills e o mercado automatizado: o que sobra para os humanos quando as máquinas fazem (quase) tudo

As soft skills e o mercado automatizado: o que sobra para os humanos quando as máquinas fazem (quase) tudo

Alexsandro Luiz de Assis 07/07/2025
IA no setor bancário: o futuro dos bancos é inteligente

IA no setor bancário: o futuro dos bancos é inteligente

Alexsandro Luiz de Assis 03/07/2025
Brasil tem mais de 700 milhões de ataques cibernéticos em um ano

Brasil tem mais de 700 milhões de ataques cibernéticos em um ano

Alexsandro Luiz de Assis 25/06/2025
Inteligência artificial revoluciona o exercício do Direito e capacita advogados para o futuro

Inteligência artificial revoluciona o exercício do Direito e capacita advogados para o futuro

Alexsandro Luiz de Assis 18/06/2025
IA não conseguirá substituir mão de obra humana no cotidiano das empresas, diz especialista em RH

IA não conseguirá substituir mão de obra humana no cotidiano das empresas, diz especialista em RH

Alexsandro Luiz de Assis 16/06/2025
O celular está destruindo sua paz mental? Psicanalista explica como fazer o detox digital

O celular está destruindo sua paz mental? Psicanalista explica como fazer o detox digital

Alexsandro Luiz de Assis 30/05/2025
Fabricante brasileira aposta em nova demanda por baterias para atender crescimento da conectividade e serviços de telecom e data centers

Fabricante brasileira aposta em nova demanda por baterias para atender crescimento da conectividade e serviços de telecom e data centers

Alexsandro Luiz de Assis 02/05/2025
74% das empresas que adotaram a IA Gen já estão obtendo retornos consideráveis ​​sobre o investimento

74% das empresas que adotaram a IA Gen já estão obtendo retornos consideráveis ​​sobre o investimento

Alexsandro Luiz de Assis 23/04/2025
Empresas pedem IA, mas profissionais ainda lutam com Excel: o novo abismo do mercado de trabalho

Empresas pedem IA, mas profissionais ainda lutam com Excel: o novo abismo do mercado de trabalho

Alexsandro Luiz de Assis 31/03/2025
Inteligência artificial revoluciona cuidados geriátricos no Brasil

Inteligência artificial revoluciona cuidados geriátricos no Brasil

Alexsandro Luiz de Assis 25/02/2025