74% das empresas que adotaram a IA Gen já estão obtendo retornos consideráveis sobre o investimento
Com a IA nas tarefas repetitivas, fica mais fácil entender onde os profissionais colaboram melhor, favorecendo o reskilling e o upskilling
A forma como as empresas alocam seus investimentos pode determinar seu crescimento ou estagnação — não só nas finanças, mas também nos recursos humanos. E a IA tem sido o grande destaque quando o assunto é investimento. Um estudo da McKinsey apontou que 72% das empresas do mundo já adotaram a tecnologia. Mas como essa aposta pode impactar a alocação de recursos humanos?
Quando a IA assume as tarefas repetitivas, por exemplo, ela transforma a rotina dos profissionais, permitindo que se tornem protagonistas em áreas de maior impacto. Ou seja: em vez de “perder tempo” em atividades operacionais, eles podem se dedicar a decisões estratégicas que realmente moldam o futuro da empresa. Assim, os recrutadores favorecem o reskilling — processo de adquirir novas competências para exercer uma função ou ocupação diferente — e o upskilling — a qualificação. Esse processo pode, ainda, renovar a motivação de um colaborador.

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Apesar de parecer simples, perceber para que lado devem pender os recursos, agora que é possível contar com o auxílio da IA, tornou-se a grande jogada do mercado. “Não devemos ver a tecnologia apenas como uma ferramenta de automação, mas também como uma chave para transformar o papel do profissional”, analisa Carlos Sena, fundador da AIDA, uma plataforma de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) focada em decifrar a Voz do Cliente.
O executivo defende que esse direcionamento não só otimiza o uso de capital, mas também maximiza a capacidade de identificar e explorar potenciais dentro das próprias equipes. “Imagine liberar estas equipes e direcioná-las para áreas estratégicas. Em vez de monitorar ligações ou tabular dados manualmente, essas pessoas poderiam se concentrar em iniciativas táticas, como a criação de planos de expansão. Em algumas empresas, este movimento já é realidade”, explica Sena.
Uma pesquisa global do Google Cloud mostra que 74% das empresas que adotaram a IA generativa já estão obtendo retornos consideráveis sobre o investimento. O mesmo levantamento mostrou também que 45% delas viram a produtividade dos funcionários dobrar. “A mudança de rota é que, ao automatizar algumas tarefas, conseguimos realocar e reinventar talentos, posicionando-os onde possam contribuir mais e melhor ao negócio, além de impulsionar a inovação”, conclui Carlos.
Sobre a AIDA
A AIDA é uma plataforma de Inteligência Artificial Generativa que revoluciona a maneira como empresas entendem e interagem com seus clientes. Por meio da análise de ligações e chats, cria resumos detalhados, identifica intenções, extrai métricas críticas e revela insights estratégicos – conectando negócios à verdadeira Voz do Cliente. Fundada em 2023, a AIDA nasceu com a ideia de explorar o potencial da IA generativa em resolver os desafios do mercado de Experiência do Cliente. Pioneira, com um time multidisciplinar e abordagem inovadora, se destaca como parceira estratégica na transformação de dados em valor real.
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