Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor
Brasil

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor
Decreto assinado em novembro pelo presidente Lula alterou o programa
Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 12/01/2025 – Transação comercial em maquininha. Novo decreto moderniza o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e traz novas regras ao sistema de vale-alimentação e vale-refeição. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

As novas regras do sistema de vale-alimentação e vale-refeição entram em vigor nesta terça-feira (10). Em novembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que altera o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) com o objetivo de ampliar a transparência, a concorrência e a integridade no setor.

Agora, a taxa de desconto (MDR) cobrada dos supermercados e restaurantes, pelas operadoras, não pode ultrapassar 3,6%. A tarifa de intercâmbio tem teto de 2%, sendo vedada qualquer cobrança adicional.

Além disso, o repasse do dinheiro aos estabelecimentos deve ocorrer em até 15 dias corridos após a transação. Até então, restaurantes e similares recebiam os valores 30 dias após as transações.

Já estavam em vigor, com a assinatura do decreto, as regras de proteção, com a proibição de práticas comerciais abusivas, como deságios, descontos, benefícios indiretos, prazos incompatíveis com repasses pré-pagos e vantagens financeiras não relacionadas à alimentação.

A nova regulamentação do PAT já foi questionada na Justiça pelas maiores empresas de vale-alimentação e refeição do país, que obtiveram liminares suspendendo fiscalização ou aplicação de punições. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), “por ora, elas estão protegidas de sanções por descumprimento das regras de taxas e prazos, mas não estão dispensadas das demais obrigações do decreto e do PAT”.

“É fundamental que todas as empresas ajustem suas operações para estar em conformidade com o novo normativo, inclusive aquelas que possuem liminar.

As liminares não suspendem a vigência do decreto como um todo, nem estendem seus efeitos a outras empresas. O decreto está em pleno vigor e deve ser integralmente cumprido. A obrigatoriedade de observância das novas regras, como o teto de taxas e os prazos de liquidação, é imediata para todo o mercado, segundo a pasta.

As mudanças no programa beneficiam mais de 22 milhões de trabalhadores, que terão maior liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões. O decreto também traz equilíbrio para empresas e estabelecimentos, garantindo que os recursos sejam usados exclusivamente para alimentação.

Criado em 1976, o PAT é a política pública mais antiga do MTE e vai completar 50 anos em 2026. O programa conta com 327 mil empresas cadastradas e alcança 22,1 milhões de trabalhadores em todo o país.

Próximas mudanças

Outra mudança entra em vigor a partir de 10 de maio, com a transição do sistema atual, em que o cartão de vale-alimentação ou vale-refeição só pode ser utilizado em estabelecimentos credenciados por uma única operadora, para um novo arranjo, no qual o benefício poderá ser aceito em diferentes maquininhas e estabelecimentos, independentemente da empresa emissora ou da bandeira.

Em novembro, 360 dias após a assinatura do decreto, está prevista a interoperabilidade plena do sistema, quando qualquer cartão PAT deverá ser aceito em qualquer maquininha de pagamento no Brasil.

Brasil

Mais notícias da Categoria Brasil

Brasil registra recorde na importação de fertilizantes e amplia exportações agrícolas em 2025

Brasil registra recorde na importação de fertilizantes e amplia exportações agrícolas em 2025

Portal Araxá 27/01/2026
Caminhada “Acorda Brasil”: Marco Histórico da Direita Conservadora na Política Nacional

Caminhada “Acorda Brasil”: Marco Histórico da Direita Conservadora na Política Nacional

Portal Araxá 26/01/2026
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028

Portal Araxá 20/01/2026
EUA anunciam suspensão do processamento de vistos para o Brasil e mais 74 países

EUA anunciam suspensão do processamento de vistos para o Brasil e mais 74 países

Portal Araxá 14/01/2026
Vendas de automóveis e comerciais leves devem crescer 3% em 2026

Vendas de automóveis e comerciais leves devem crescer 3% em 2026

Portal Araxá 13/01/2026
Anvisa proibe vendas de fórmulas infantis com risco de contaminação

Anvisa proibe vendas de fórmulas infantis com risco de contaminação

Portal Araxá 08/01/2026